terça-feira, 30 de setembro de 2014

Somos obras das mãos do oleiro

Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. Isaías 64:8

Amados irmãos, eu começo este estudo de hoje com uma grande alegria no coração, porque sei que do outro lado, sentado na frente deum computador ou mesmo acessando este site através de um aparelho celular, está uma pessoa que poderia ter uma placa na testa, uma placa semelhante a aquelas que vemos em ruas ou avenidas que estão em obras: “Em obras!”, A sua vida está em obras meu irmão, a sua vida está em obras minha irmã, o Oleiro está edificando a sua vida!!! O Oleiro está fazendo de você um vaso de bênçãos!

Se olharmos para o texto de Jeremias, capitulo 18, vamos ver Deus falando para o profeta, exatamente o que Isaias fala a respeito dEle neste texto que usei como base para este estudo. Aquilo que o profeta Isaias a afirma no final deste versículo 8, está bem detalhado no versículo sete (7) do capitulo dois (2) do livro de Genesis: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Meu amado irmão ou irmã, Deus no principio estava construindo o mundo, Ele fez tudo a partir da sua palavra, Ele ia dizendo haja luz e a luz aparecia, Ele dizia haja água e a agua surgia, haja terra e houve terra, mas quando Ele olha para tudo aquilo e decide criar um ser superior a tudo que Ele já havia criado, há uma conversa, a bíblia Diz que o Espirito pairava sobre as águas e o evangelista João diz que Jesus estava com Deus no principio e eu acredito que as três pessoas de Deus, a Trindade, conversando chegam a uma conclusão, foi nesse momento que disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” Gênesis 1:26. Amados, tudo Deus criou a partir da sua palavra, mas quando Ele criou você ele fez com as próprias mãos. Aleluia!! Você e eu somos obras das mãos de Deus!!!

Você foi criado do barro, mas você não é barro!!! Você foi criado do barro, mas você é vaso precioso feito pelas mãos do Oleiro.

Falando sobre o barro, matéria a partir da qual fomos formados, vou destacar aqui quatro fatores que me chamaram a atenção sobre o barro.

1 – O barro não tem valor;
Eu trabalho a imprensa, a 15 anos sou radialista e noticio todos os dias muitos fatos, já falei de guerras e disputas por petróleo, por óleo, por diamante, por posse de propriedades, mas nunca ouvi falar de disputa ou guerra por causa de barro, isso se dá porque barro não tem valor. Você é formado de barro, é feito de barro, mas não é barro, é vaso escolhido nas mãos de Deus. Barro não é objeto de disputa, mas você é!!! Os anjos do Senhor têm disputado todos os dias por você, porque você é vaso valoroso.

2 – O barro é frágil e quebra fácil;
O texto de Jeremias 18 relata que quando o oleiro estava fazendo o caso e ele apresentava defeito, o oleiro o quebrava e o fazia de novo. Você já experimentou deixar ao chão aquele vaso de flores que há em sua casa??? Se cair ele corre o risco de amassar não é verdade?? Não!!! Ele quebra, porque ele é frágil. Objetos que são feitos a partir do barro se quebram com facilidade, porque o barro é frágil.

Você, como vaso confeccionado pelas mãos do Senhor é forte, mas quando se desvia das vontades dEle, você se torna fraco, o pecado dá legalidade para o diabo agir na sua vida e é exatamente aí que você se torna frágil. Você só é forte quando deixa Deus agir na sua vida. Deixe Deus operar na sua vida, deixe Deus continuar a obra que começou no seu viver, todos os dias!

Aceite as mudanças que Deus te propõe ou então passarás vida toda sendo quebrado e refeito. Deus tem tempo e Ele vai quebrar você e fazer-te de novo, todas as vezes que for preciso.

3 - O barro não tem vontade própria;
Saiba amado irmão que diante de Deus você não tem vontade própria, você tem apenas que aceitar o agir de Deus na sua vida e cumprir aquilo que Ele determinar.

Acredito que todos aqui conhecem bem a história de Jonas, o profeta. Deus ordena que ele vá até a cidade de Nínive, onde deveria anunciar sua mensagem. Jonas não responde a Deus, ele parte de imediato e toma um navio, exatamente para o rumo oposto ao que deus ordenara. Deus esperava uma resposta de Jonas, mesmo que fosse um não. Hoje não é diferente, deus continua esperando uma resposta e desta vez é a sua resposta, deixe de fugir da presença de Deus e dê logo sua resposta, meu amado!!!

Todos conhecem bem a história de Jonas e sabem que de repente e sem nenhum aviso, surge uma tempestade na vida do profeta. Parece com sua história, né?? Quantas tempestades tem passado pela sua vida??? Não está na hora de parar de fugir de Deus e transformar a tempestade em bonança??? Os marinheiros começam a jogar fora do barco todas as coisas que poderiam contribuir com o naufrágio, entre elas, se vai o profeta Jonas.

De repente aparece um peixe providencial que engole Jonas, ele passa três longos dias na barriga do peixe sendo digerido aos poucos, até que volta a sua lucides, reconhece a soberania de Deus e aceita a missão que este lhe propusera. Mas amado, anote bem, Jonas havia viajado a favor dos ventos em sentido contrário por um tempo não conhecido e depois mais três dias no ventre do grande peixe. Sabe-se lá a que distancia ele foi vomitado pelo monstro??? Sabe–se lá quanto ele teve que penar para voltar até Nínive para cumprir a missão que era tão fácil no inicio, mas que ele com sua teimosia acabou complicando??? Meu irmão, minha irmã, dê um basta agora na sua rebeldia, dê um basta na fuga antes que seja tarde demais e você vire esterco de peixe.

Deixe Deus agir na sua vida, Ele sabe exatamente o que é melhor para você, e quando te perguntarem onde Deus estava na hora da tua prova, dê esta resposta profética que eu tenho para tua vida hoje: “Deus estava ocupado cuidando da minha vitória que está chegando!”.

4 – O barro é a matéria prima para a obra de Deus;

Esta é uma verdade imutável, você é a matéria prima para que a obra de Deus se cumpra. No principio Deus tomou o barro com as próprias mãos e dele modelou você para fazer a diferença na seara do Senhor! Você não é indispensável, você é necessário para que a obra seja desempenhada.

Deus formou você com as próprias mãos no ápice da criação, ele foi o escultor de uma obra que Ele mesmo chamou de “a nossa imagem e a nossa semelhança”, dizendo para as demais pessoas da trindade que você é a imagem a semelhança dEle. Você tem papel fundamental na obra de Deus e sem você ela não se fará. Você tem valor! Você é escolhido de Deus! Você é a melhor criação de Deus e Ele jamais desistirá de você.

Se você insistir em desviar do proposito, sair da linha, em “apresentar defeito” Ele vai insistir em quebrar você faze-lo novamente até que chegue ao ponto de você estar no centro da vontade dele e então começar a receber todas as bênçãos que ele te reservou.

Você é tão precioso para Deus, que um dia ele decidiu dar o seu Filho Unigênito, para carregar todas as suas dores e enfermidades, para curar todas as suas feridas e morrer por você na cruz.

Hoje, Deus está concedendo mais uma oportunidade de você receber o agir d`Ele na sua vida e entregar a sua vida diante do seu altar. Hoje Deus também quer te convidar para estar com Ele na eternidade e isto está disponível agora mesmo para você, se você aceitar a Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador de sua vida.

Se você quer tomar essa decisão hoje, procure a igreja evangélica mais próxima de sua casa ou aquela que você mais gostar e comunique ao pastor ou dirigente a sua decisão.

Na Paz do Mestre!

Presbítero Cido Silva

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos