sábado, 15 de novembro de 2014

A Salvação é Condicional

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3.16,18)

O texto bíblico acima são palavras do Senhor Jesus, ele declara que Deus Pai amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único Filho para salvação da humanidade. Jesus não morreu só pelos eleitos como afirma a Teologia da Predestinação, que é a doutrina calvinista, o texto é bem claro ele morreu por todo o mundo.

A salvação é condicional porque há condições para se alcança-la, e a principal condição é a crença no Filho de Deus. O texto é bem claro: Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.(Vs18)

Depois da crença a outra condição é a confissão. A palavra de Deus diz: Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para salvação (Rom 10. 9,10).

A outra condição é a renúncia. O Senhor Jesus diz: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me (Mar 8. 34). Negar a si mesmo é renunciar a própria vontade, ou seja, todos os desejos carnais pecaminosos e ainda levar a cruz, que simboliza morte, dor... isso quer dizer que ser seguidor de Cristo não será fácil, haverá muitas perseguições, desprezos... pois fizeram isso com O Senhor Jesus. Pra ser salvo tem que suportar a oposição de muitos por amor de Cristo.

A outra condição é a obediência. Obedecer é cumprir, fazer a vontade de Deus segundo a sua palavra. A palavra de Deus diz: Se atentamente obedeceres à voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, todas estas bênçãos virão sobre ti, e te seguirão... Mas se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e estatutos que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te atingirão...(Dt 28:1,2,15).

A obediência trás bênçãos pra nossa vida nessa terra e no porvir a vida eterna. A palavra de Deus diz: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus(Mt 7.21).

A desobediência trás maldição para a vida da pessoa, maldição é ausência de benção. A palavra de Deus diz que a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência(Efésios 5.6). Ela diz também: ...em chama de fogo. Ele tomará vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus(2Tess 1.8). Desobediência é pecado, o salário do pecado é a morte( Rm 6;23), essa morte é a condenação eterna.

A outra condição para a salvação é a fidelidade. O fiel nunca se afasta ou trai o outro. A palavra de Deus diz: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida( Ap 2:10). Essa coroa é a salvação eterna. O infiel perderá o Reino de Deus, a palavra de Deus diz: Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado, e será entregue a um povo que produza os seus frutos( Mt 21.43).

Se alguém pregar pra você que pra ser salvo não precisa fazer nada, é só crer e mais nada porque Jesus já fez tudo, está mentindo, pois vimos nesta mensagem que a salvação é condicional, ou seja, há condições para alcança-la.

Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!
Autora: Sandra Moura.

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos