terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Vencendo desafios para receber um milagre


Mateus 15. 29-31
29 Partindo Jesus dali, chegou ao pé do mar da Galiléia, e, subindo a um monte, assentou-se lá.
30 E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou,
31 De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.

Introdução
O maior atrativo utilizado por Jesus em seu curto ministério foram os milagres, que foram realizados em todas as situações e circunstancias envolvendo desde cegos mendigos caídos a beira do caminho, até centuriões e oficiais de reis. Os milagres de Jesus variaram desde a cura de uma simples febre, passando pela ressureição de mortos e o domínio sobre os fenômenos naturais. Mas os milagres não são uma peculiaridade eles já aconteciam desde o antigo testamento como é o caso do mar vermelho sendo aberto, o Jordão sendo aberto e aqueles realizados por Elias e Elizeu.

Nos dias atuais os milagres continuam a ser um forte chamariz em vários ministérios e na vida de muitos homens de Deus. Tenho visto pessoas sendo restituídas financeiramente, abandonando um estado caído de viciado para ser pregador da palavra, sendo curadas de câncer, do coração, da pressão, cegos voltando a ver e surdos voltado a ouvir. Os milagres não cessaram, eles continuam acontecendo em larga escala na vida daqueles que crêem e através daqueles que são ousados para ministrarem os milagres de Deus.

Mas para receber um milagre de Deus nos dias de hoje, assim como naqueles dias, existem alguns desafios que precisam ser vencidos para chegar aos pés de Jesus, o único lugar que conheço que realmente você pode receber um milagre.

Você precisa de um Milagre? Então precisa estar disposto a vencer estes desafios!


O desafio de subir ao monte; (versículo 29)
O texto nos afirma que Jesus chegou próximo ao mar da Galiléia e então subiu a um monte, em algumas ocasiões que vemos o Mestre indo a um monte, geralmente era para uma atividade que requeria um pouco de tranqüilidade e até isolamento. Em Mateus 5 vemos Jesus ensinando seus discípulos no monte. Foi no monte que Jesus encontrou com Elias e Moisés em Mateus 17 e também em Lucas 9. Em outra ocasião Ele chegou mandar o povo embora para ficar sozinho. “E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já à tarde, estava ali só. Mateus 14.23, referenciado também em Marcos 6.46-47” em outra vez ele passou a noite orando “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. Lucas 6:12.”.

É claro que subir em um monte, dependendo do monte, não é um obstáculo para mim e para você que tem boa saúde, corpo perfeito, nenhuma limitação física, mas o texto nos diz que as pessoas que procuram o auxilio de Jesus lá em cima eram enfermos, coxos, cegos, mudos, aleijados e outros muitos que com certeza tinha limitações que faziam daquele monte um desafio quase que intransponível, mas como queriam e precisavam de um milagre, pagar o preço para recebê-lo.

Esse monte hoje representa os desafios e obstáculos que você precisa vencer para chegar aos pés de Jesus. Este m monte pode ser um vício que você precisa vencer, esse monte pode ser sua falta de fé, um problema no seu casamento que está abalando sua vida cristã, esse monte pode ser as dívidas que já fazem você andar envergonhado, este monte pode ser uma doença, uma limitação física e até mesmo a distancia. Talvez este monte seja um pecado, algo errado que você praticou e está atrapalhando de chegar diante de Deus, como diz Isaias 59.2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”.

Vença este obstáculo hoje, suba o monte e receba o teu milagre da mão do Senhor.

O desafio das multidões; (versículo 30a)
Se só o monte não bastasse, ainda era preciso vencer uma multidão enorme para chegar até onde Jesus estava e, não era um simples povo, era uma multidão de mais de dez mil pessoas, veja o que descreve o versículo 38 deste mesmo texto: “Ora, os que tinham comido eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.”. se colocarmos que para cada homem havia uma mulher, este numero sobe para oito mil, mas precisamos observar que neste tipo de aglomeração sempre há mais mulher do que homem, vamos considerar este fato e estimar ai umas dez mil pessoas. Não podemos esquecer as crianças, nos dias de hoje seria uma criança para cada casal, mas naquela época os costumes eram outros e o numero de filho geralmente era cima de cinco, de acordo com a bíblia o próprio Jesus quatro irmãos (Tiago, José, Simão e Judas) e também algumas irmãs (Mateus 12:46-50; 13:55-56; João 2:12; 7:3-10; Atos 1:14; 1 Coríntios 9:5; Gálatas 1:19), e isto leva a estimar um numero entre 12 a 15 mil pessoas nesta multidão.

Agora você imagine um cego, um surdo, um paralítico no meio de todo este povo procurando por um homem, vestido igual aos demais, parecido com os demais e que estava em um ponto incerto no meio daquele povo todo. É claro que era muito difícil e, porque não dizer impossível de chegar até onde ele estava. A multidão talvez fosse um empecilho ainda maior que subir ao monte para chegar até o Rei dos Reis, até chegar onde estava a cura e o milagre.
Aquela multidão representa alguns fatores diferentes que dificultam a sua chegada aos pés de Jesus ainda nos dias de hoje. São os amigos que querem que você vá para todos os lugares, menos para os pés de Jesus, são os adversários que as vezes até te dão conselhos errados para que você viva uma busca interminável e nunca encontre o que de fatos estás procurando, tua família que insiste em te dizer que o caminho não é este, a ciência que diz que milagres não existe e, vários outros fatores que te atrapalham de chegar até o Cristo.

Vença a multidão hoje, deixe este obstáculo para traz e encontre Jesus, pois só Ele pode te dar o milagre que procuras.

O desafio dos outros necessitados. (versículo 30b)

Agora, precisamos ser realistas, imagine você que quando o coitado do necessitado conseguia vencer a subida íngreme do monte, conseguia passar por toda aquela multidão, ele agora se deparava com centenas de cegos tateando a sua volta, enfermos caídos pela grama, paralíticos sendo carregados, gente que estava centenas de vezes pior do que ele, alguns que pareciam não ter mais saída nem solução. Nesta hora bate o desanimo, uma das ferramentas que satanás usa até os dias de hoje para impedir que pessoas recebam a cura, a restituição, a restauração, o milagre que tanto procuram.

Ei meu querido irmão, minha querida irmã, Jesus sempre tem um tempinho de folga, uma vaguinha na agenda para atender aqueles que precisam dDle. Não se desanime se existem centenas de pessoas precisando de ajuda tanto quanto ou até mais que você, Cristo nunca deixa um dos seus na mão, Ele tem um milagre para você.
Vença o desanimo, a falta de esperança, a descrença e receba teu milagre hoje!

Conclusão

Aqueles que subiram ao monte, por conta própria ou carregados, aqueles que acharam Jesus no meio da multidão e tiveram animo para buscar o seu milagre, tiveram sua recompensa, foram curados, sarados, restaurados. As ultimas palavras do versículo 30 dizem que “Jesus os curou.”.

Para finalizar, o versículo 31 diz que toda a multidão se maravilhava ao ver as pessoas recebendo seus milagres e isso me diz que seu patrão, seu pai, seu amigo, seu colega de trabalho e até aqueles que tentaram te desanimar serão obrigados a reconhecer e glorificar a Deus pelo que Ele vai fazer em tua vida, porque grande é o que o Senhor tem reservado para ti.

Na paz do Mestre
Pb. Cido Silva

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos