quinta-feira, 26 de maio de 2016

O socorro virá de onde você menos espera

Levanto meus olhos para os montes e questiono: de onde me virá o socorro?
O socorro virá do meu SENHOR, o Criador dos céus e da terra! (Salmos 121:1-2, King James atualizada)
 

Introdução

O salmo 121 provavelmente foi composto depois de um livramento miraculoso que o Senhor operou na vida do rei Davi. A situação era a seguinte: Davi estava fugindo de Saul e se escondeu no deserto de Zife, num bosque.

Os zifeus, habitantes daquela região, sabendo disso denunciaram a Saul que Davi estava no meio deles. Saul conhecendo a astúcia de Davi mandou que eles investigassem se ele ainda estava lá. Porém Davi já tinha mudado de esconderijo, estava agora no deserto de Maom, o que Saul descobriu e foi ao seu encontro.

Saul e os seus homens conseguiram cercar Davi e seus companheiros. Davi estava cercado por todos os lados, só podia olhar para cima. Foi aí provavelmente que veio a inspiração para a composição do salmo 121 "De onde virá o meu socorro?". E o socorro veio. Quando Saul conseguiu cercar Davi um mensageiro veio a ele informando que os filisteus tinham invadido Israel.

Saul foi obrigado a se retirar e deixar de perseguir Davi para ir lutar contra os filisteus. Aí Davi encontrou a resposta a sua pergunta "O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra". O relato completo do livramento que Davi obteve está escrito em 1 Sm 23.14-29.

O socorro de José veio de Faraó
José ainda jovem foi agredido por seu irmão e jogado no fundo de um poço e eu fico imaginando que em determinado ponto de sua espera solitária, no fundo frio daquela cova, quando ele achava que ia morrer, quando ele achava quando havia chegado o fim, quando ele menos esperava eis que seus irmãos vão até o poço e o resgatam com vida. Aprenda com isso que muitos vezes Deus vai levantar as mesmas pessoas que te perseguem, que te caluniam, que te ofendem, que te humilha para te abençoar e te exaltar.
Tempos depois José foi acusado de assédio e de abuso sexual, contra a mulher do patrão, humilhado, maltratado ele foi então lançado em uma cela fria, no subsolo úmido e escuro de uma prisão no Egito.

Eu acredito que por muitas e muitas vezes, ele sabendo que era inocente, esperava paciente que Deus uma hora qualquer tocaria no coração de Potifar, que Deus iria desmascarar a mulher de Potifar e ele então teria sua inocência reconhecida e seria tirado da prisão. Mas quem veio tirá-lo da prisão não foi Potifar, foi um enviado especial de faraó, que o tirou da cadeia e o colocou em um trono para Governar sobre o Egito. O mensageiro de Deus está abrindo a porta da sua prisão hoje e te dizendo: Tenho um trono pra você!!!

O socorro de Moisés veio da casa de Faraó
Quando Moisés nasceu o Faraó havia sancionado uma lei que dizia que todos os nascidos vivos, do sexo masculino, filhos dos hebreus, deveriam ser mortos no momento do parto. Os pais de Moisés começaram se preocupar quando sua mãe engravidou e, como naquela época não havia ultrasom pra saber o sexo do bebê, era preciso esperar o nascimento da criança para saber o sexo. Quando o bebê nasceu, Deus estava no negócio e as parteiras mandaram a mãe pegar o menino e ir embora. O socorro veio exatamente de quem devia matá-lo.

Três meses depois não podendo mais esconder o bebê, sua mãe faz uma cesta, coloca ele dentro e o deixa na beirada do rio. A filha de faraó, que devia matar José, vai tomar banho no rio, encontra a criança chorando, fica com dó e resolve poupar-lhe a vida, e digo mais, resolve ainda contratar uma babá para cuidar do garoto, depois ela o adota e o forma nas melhore faculdades do Egito.

Quero liberar uma palavra profética na tua vida, Deus hoje, a partir de agora, vai começar usar as pessoas que mais te perseguem, as pessoas que mais te humilhar, aquelas que querem te destruir para fazer exatamente o contrario, a partir de hoje elas serão usadas para te abençoar.

O socorro de Naamã veio da escrava
Naamã, uma grande guerreiro, um famoso general sírio, diante do qual muitos impérios, reinos e inimigos tombaram, tinha um problema seríssimo, era leproso. O rei tentou ajudar, os amigos tentaram ajudar, os médicos do rei tentaram, mas nada resolveu o problema. Um dia a “mocinha” que era uma escrava, alguém que trabalhava de graça na casa dele, que um dia ele mesmo havia destruído a sua família foi quem o ajudou, foi quem disse: “Vá até o profeta que existe em minha terra e ele vai curar sua lepra!”.

Se existe alguém que Naamã nunca esperaria uma ajuda era esta menina, que a bíblia nem relata seu nome ou quem era sua família. Vou liberar mais uma palavra profética na tua vida. Deus hoje está levantando pessoas anônimas, sem condições, pessoas que não dá pra esperar nada delas para abençoar ou fazer com que a benção de Deus chegue até você.

O socorro do rei Joaquim veio do filho do reio que o prendeu
O rei Joaquim também é um caso interessante, a biblia relata que ele reinou por um período de três meses e cem dias e depois disso foi preso pelo poderoso Nabucodonosor , o mais temido e cruel rei que surgiu e oprimiu praticamente todo o mundo conhecido. Com o aval de Deus Nabucodonosor leva o povo cativo para a Babilônia, encarcera a Joaquim na cadeia e o esquece ali.

Trinta e sete anos depois Joaquim ainda esperava que Nabucodonosor o chamasse para uma audiência e o condenasse ou libertasse, mas um dia a porta da cela se abre e aparece um novo personagem Evil Merodaque que o liberta da prisão e lhe restitui o trono. Meu querido irmão, minha querida irmão, com esta palavra Deus está te dizendo que na hora certa, se for preciso ela mata seu inimigo e no lugar dele levanta alguém com pensamento oposto, no lugar de quem te aprisiona ele coloca alguém só pra te abençoar.

O socorro de Jesus veio Simão Cirineu
Ao contrario do que muitos pensam, cirineu não era o sobrenome de Simão, cirineu era o gentílico de Cirene, uma colônia que ficava na costa da África do Norte e tinha sido fundada como uma colônia grega por volta de 600 anos antes. Nessa comunidade grega, mais tarde entregue à posse dos romanos, foi acolhida uma grande comunidade de judeus. A população judaica dessa província romana era tão significativa, que Jerusalém tinha o orgulho de ter uma "Sinagoga dos Libertos" para os visitantes de Cirene e para outros estados livres (Atos 6:9).

Agora eu te faço uma pergunta: Será que Maria mãe de Jesus não estava bem pertinho dele durante a caminhada? Será que Pedro não viu Jesus caindo? Será que João, o discípulo amado, não estava na multidão quando Jesus caiu??? Será que alguns dos leprosos, cegos, surdos, mudos que foram curados por Jesus não estavam ali do seu lado??? Será que dos setenta, ou ainda, dos inúmeros discípulos que Jesus tinha, ninguém viu Ele caindo.

Com estas indagações o que eu quero dizer pra você, que assim como aconteceu com Jesus, quando suas forças foram se acabando e o peso da cruz estava insuportável, assim acontece conosco, quando está difícil, quando não dá para agüentar mais, quando nos faltam as forças para continuar a caminhada, neste momento descobrimos que não dá pra confiar nos amigos, não dá pra confiar naqueles que ajudamos, naqueles estava do nosso lado quando as coisas estavam boas, quando estava tudo bem conosco.

Mas nesta hora Deus nos surpreende e coloca na nossa vida alguém que a gente nem conhece, alguém que não é da nossa raça, alguém que não é da nossa família e muito menos da nossa religião, para nos estender a mão e nos ajudar em nossas dificuldades, para nos ajudar a carregar a cruz.

Hoje, Deus está levantando alguém que você não conhece, alguém que você não convive, alguém que vem de uma terra distante, alguém que não é do seu meio social, alguém que não está no seu dia a dia, mas alguém que está no coração de Deus para abençoar sua vida, para ajudar você sair dessa situação que você está. A cruz ta pesada? Deus está levantando um Simão Cirineu para ajudar a carregá-la.

Conclusão
Deus colocou esta palavra no meu coração hoje, porque eu sei que inúmeras pessoas que passarão por aqui estão esperando uma ajuda, uma ajuda que nenhum amigo pode dar, que nenhum médico, advogado, juiz ou medicamento pode dar. Eu tenho uma palavra profética para você que está nesta situação, Deus está levantando uma ajuda, Deus está levantando alguém que vai te abençoar e mudar a sua realidade, Creia, pois a vitória é sua em nome de Jesus!

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos