quinta-feira, 26 de maio de 2016

Quando o dono do milagre chega Jo 5.1-9

Introdução:
O fato que vamos abordar hoje acontece quando Jesus chega a Jerusalém e se encaminha para o local chamado em hebreu Betesda, que quer dizer “Casa de Misericórdia”, este local estava localizado próximo à Porta das Ovelhas. Para entendermos esta questão da porta, convém explicar aqui que Jerusalém era cercada de muros com doze portas: Porta das Ovelhas, Porta do Peixe, Porta do Vale, Porta do Monturo, Porta da Fonte, Porta de Eliazabe, Porta dos Cavalos, Porta da Guarda, Porta do Judiciário, Porta do Oriente, Porta de Efraim e Porta do Ângulo.

O texto bíblico relata no versículo relata no versículo 3 que havia uma grande multidão de pessoas naquele lugar em busca de um milagre. A versão João Ferreira de Almeida Corrigida e Fiel aponta que esta grande multidão era formada por enfermos, cegos, mancos e paralíticos que estavam à espera de um anjo que descia de certo em certo tempo e agitava a água do tanque e o primeiro que descia no tanque era curado de qualquer enfermidade.

Ao ler este texto fico imaginando o frenesi, a correria, o empurra empurra ocasionado pela visita do anjo, na expectativa de ser o primeiro a tocar nas águas do tanque e ser curado da enfermidade ou do mal que era acometido. Fico pensando também na frustração de muitas pessoas que ali estavam a meses ou até mesmo anos na espera, mas que todas as vezes que o anjo vinha, corria o mais rápido que podia pra tocar nas águas e as vezes alguém que acabara de chegar ao tanque e, em muitas vezes com um problema bem menos grave, tocava na água e ficava com a benção de que estava há nãos à espera de um milagre.

O personagem destaque deste texto era um clássico exemplo disso, ele estava ali com aquela enfermidade há trinta e oito ano e nunca conseguira ao menos se aproximar do tanque quando o anjo agitava as águas, ele mesmo explicou isso para jesus no versículo 7: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”.

Muitas pessoas estão vivendo hoje um quadro muito parecido com este, talvez você que está lendo este texto esteja nesta situação, parece que não chega a sua vez, parece que Deus não olha para você, parece que o problema dos outros, mesmo sendo menor que o seu, tem prioridade para Deus e você continua nesta fila de espera com a sensação que nunca receberá o teu milagre.

Hoje, clame ao Senhor, conforme ensina o profeta Jeremias “Clame a mim e responder-te ei Jr 33.3a”, quem vai passar na tua vida não é o anjo que cura apenas um de cada vez, mas o mestre dos mestres, o advogado dos advogados, o médico dos médicos, aquele que era, que é e que há de vir, aquele que pode não só curar a sua enfermidade, mas realizar o milagre que você precisa.

Quer saber o que acontece quando o dono da vida chega?
Quando o dono da vida chega acontecem algumas coisas que não acontecem quando o anjo chega:

1- A multidão não atrapalha: V. 3
Quando o Anjo chegava ao tanque de Betesda, na casa da misericórdia, a multidão era o grande empecilho para aqueles que estavam em estado grave, aqueles que estavam em situação pior, aqueles que não tinham alguém por eles, os que estavam melhor corriam e se atiravam na água e recebiam a cura, eu ouso até dizer que muitos nem viam o tal do anjo passando, outros só ficavam sabendo que o anjo havia vindo porque ouviam os comentários e outros ainda nem ficavam sabendo da maioria das vezes que o anjo passava e agitava as aguas do tanque.

A casa que era chamada de “Casa de Misericórdia” perdia o sentido do nome que, segundo o dicionário Michaelis, significa: Pena causada pela miséria alheia e, passava a se chamar “casa da disputa” onde a cura provavelmente era disputada aos empurrões.

Mas naquele dia houve misericórdia naquele lugar, Jesus entra naquele luar com um objetivo fixo, assim como Ele está entrando em tua vida, em tua casa e em teus projetos hoje, Jesus não para diante do tanque, Ele não se detém diante da multidão, Ele caminha a passos firmes em direção ao leito daquele homem enfermo. Aquele homem que já estava desanimado porque nunca conseguia chegar ao tanque vai entender, o que eu quero que você entenda hoje, o que diz o profeta Isaias no Capitulo 41.10 “Por isso não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus;”

O que me chama a atenção é que Jesus sabia a situação daquele homem e conhecia cada detalhe da sua história, o versículo 6 diz: “vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo”, meu querido irmão, Deus sabe da sua história, conhece sua situação e mesmo que você ache que ninguém está te vendo, ninguém está te ouvindo, Ele conhece sua história, sabe das suas dores e nos momentos mais difíceis de sua vida ele estava do seu lado te dando forças para estar hoje aqui e receber o seu milagre.

Parece que o milagre vai chegar para todos menos para você?
Não desista e nem desanime, Jesus está diante de você hoje para fazer o que o anjo não pode e nada irá impedi-lo de realizar o milagre na tua vida.

2- Não há limites para o milagre: V. 4
Um segundo fator que me chama a atenção neste texto é a limitação que o anjo tinha apenas uma pessoa era curada quando ele passava e agitava as águas do tanque. Não importava a situação que a pessoa estava, não interessava o tempo que ela estava ali esperando a sua cura, não interessava a gravidade do problema, não importava se a pessoa tinha deixado sonhos, projetos, família esperando por ela lá fora. Nada disso era levado em conta se ele não fosse a primeira a tocar na água depois que o anjo a agitasse.

Naquele dia, eu fico imaginando que aquele homem enfermo estava mais uma vez se preparando psicologicamente para se conformar com sua situação, se conformar que alguém chegaria antes dele no tanque, se conformar que mais uma vez ele tentaria chegar ao tanque e que mais uma vez alguém seria curado diante de seus olhos e ele continuaria naquela cama com sua enfermidade. Mas ele tinha fé que um dia conseguiria ser o primeiro da corrida e receberia como premio a cura de sua enfermidade.

Meu querido leitor, não desanime mantenha a sua fé, seja como aquele homem que mesmo passando tanto tempo e sendo frustrado tantas vezes, não desistiu, peça hoje com fé “Tiago 1.6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando”, pois o Mestre está passando para realizar um milagre em tua vida.

Você tem tido a impressão que o milagre acontece na vida de outras pessoas, mas quando chega a sua vez não tem mais milagre disponível?
Levante a cabeça hoje, pois quem está chegando não tem limitação e “Ele pode fazem infinitamente mais do que tudo aquilo que pedimos ou pensamos. Efésios 3.20”.

3- A situação muda na mesma hora: V. 7
Meu querido irmão, esta parte do texto é a que mais me chama a atenção, é a que mais me empolga, porque quando Deus entra em contato com o problema que está afligindo uma pessoa, a situação muda na mesma hora.

José no Egito dormiu na cadeia, mas naquele Dia Deus o usaria para interpretar os sonhos de Faraó e faraó precisava de um governador para o Egito, quando o Faraó lhe pergunta: Onde é sua casa e José responde Moro na Ala X, cela 21 do presidio, Faraó então lhe responde Morava! Não mora mais. Agora você vai morar no palácio do governador! (Genesis 41)

No livro de Daniel, capitulo 3, eu vejo a história Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sendo jogados na fornalha que fora aquecida sete vezes mais, apenas o calor do fogo matou os sodados que os atiraram lá dentro, mas quando eles tocaram na grelha, Jesus já estava lá esperando por eles e baixou a temperatura ao ponto que eles caminhavam tranquilamente, nem seus cabelos e nem suas roupas foram queimadas.

Quando Jesus chegou ao local onde estava aquele homem enfermo, não foi necessário agitar a água, não foi necessário correr para o tanque, disputar a benção, não!!! Jesus passou tranquilamente entre os enfermos, doentes, cochos, paralíticos e ao chegar aos diante daquele homem, parou e o curou com uma simples ordem. Quando Jesus chega é assim, com uma simples palavra Ele muda a situação, Ele acalma a tempestade, Ele traz luz de volta aos olhos do cego, Ele faz a morte bater em retirada.

Hoje, o Mestre está parando diante de você, Ele está te olhando com misericórdia no olhar, Ele quer te socorrer, Ele quer reverter a situação da sua vida. Creia, tome posse do teu milagre!!!

O dono do milagre está passando em sua vida hoje, prepare-se para viver uma grande reviravolta em todos os setores da sua vida!

-CONCLUSÃO:
Meu querido irmão, minha querida irmã, quando o dono do milagre chega, Ele não deixa para depois, Ele não causa correria, Ele não se baseia em regras. Quando o dono do milagre chega a multidão não atrapalha o seu agir, seu poder não é limitado e a situação se obriga a tomar um rumo diferente na mesma hora. Hoje, Ele está aí, diante de você, feche seus olhos com fé e conte pra Ele o que está errado em sua vida, conte pra Ele qual a multidão que tem te atrapalhado de receber um milagre, fale pra Ele a quanto tempo você está nesta situação e deixe Ele mudar a tua história.

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos