terça-feira, 3 de outubro de 2017

Faça diferente desta vez

1 Samuel 1. 9,10. Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
Faça diferente desta vez

Provavelmente a história de Ana seja uma das mais conhecidas das sagradas escrituras, como eu já tratei em outras reflexões aqui no blog, uma mulher frustrada que não conseguiu ter um filho para realizar seus próprios sonhos e os sonos do marido, por este motivo vivia amargurada e triste, enquanto sua rival tinha vários filhos, era feliz e tinha prazer em afronta-la.

O texto, do capitulo primeiro de 1 Samuel, vai mostrar que todos os anos a família subia até Siló, onde estava o tempo para adorar, agradecer, oferecer e sacrificar. O interessante disso tudo é que ano após ano, Ana estava no templo, eu acredito que pedindo a Deus o tão sonhado filho, mas o filho não vinha.

A história de Ana se confunde com a história de muitos leitores e leitoras aqui do blog e, quem sabe até com a tua, pois você é fiel, é temente, busca a Deus, adora, sacrifica, mas a tua resposta não vem. Quem sabe você tem ido ano após ano ao culto de oração, culto de milagres, campanhas, vigílias, orado no monte, mas o resultado tem sido o mesmo, a tua resposta não chega, parece que Deus ouve todo mundo e não ouve você, ao ponto que você até já se conformou com a situação.


Um detalhe chama a minha atenção no texto do versículo nove, o Espírito Santo de Deus ao inspirar o escritor, o leva a escrever que aquele ano Ana fez diferente, fez tudo igual aos demais anos, mas a noite, depois do jantar, ela não foi dormir como os demais, ela se levantou, foi para o templo e orou a noite toda, ali ela derramou toda sua frustração, toda sua amargura, toda sua decepção e todo seu sofrimento aos pés do Senhor Deus.

Eu fico imaginando que aquele ano o cenário era o mesmo, todo o cenário era igual ao dos anos passados. O sacerdote era Eli, não havia mudado, o marido era Elcana, a rival era Penina, o tempo era o mesmo e no mesmo lugar, ou seja, do lado externo tudo era da mesma forma como sempre foi, a única coisa que mudou, foi a atitude de Ana, ela se levantou e foi ao tempo.


O que Deus me leva a propor com esta reflexão para você que a está lendo, é: O problema não é externo, o problema é interno, o problema não é com os outros, é com você!

Fuja das regras, quebre rotinas, tome uma atitude diferente, mude, eu não sei onde, não sei em que setor da tua vida, mas deixe o Espírito Santo te conduzir para esta mudança, faça algo diferente, há um pensamento popular que diz que enquanto você tomar as mesmas decisões que tomou ontem, sempre chegará até onde chegou hoje, portanto se você que chegar a outros lugares, comece a agir agora, este é o momento de mudar, de sair do marasmo e fazer algo diferente.

Ana decidiu que aquele ano sua estadia no templo seria diferente dos demais, ela ofereceu uma noite inteira de oração a Deus, ela ficou ali, não fazendo uma oração bitolada, cheia de palavras bonitas e temos difíceis, ela decidiu ter uma conversa com Deus, contar pra Ele a sua aflição e explicar o que motivava aquela aflição, o que lhe faltava que a deixava daquele jeito.


Agora é a sua vez, tenha uma conversa particular com Deus, explique pra Ele com suas palavras como você está, o que está te faltando, o que está tirando a paz e a alegria do teu coração, o que está te entristecendo.

Deus, em sua infinita sabedoria e em sua longanimidade em abençoara, entrará em cena e mudará o curso da tua história, apenas creia e não desista!

Você tem o sonho de ser um bom professor de escola bíblica? De ministrar aulas que vão marcar a vida de seus alunos? Deus preparou algo para você hoje. Veja nos links abaixo o materiais que vão te preparar para este desafio em um tempo muito curto.
Seja um grande pregador mesmo com pouco conhecimento bíblico

Conheça o melhor curso para pregador disponivel na internet

Não seja enganado! Saiba tudo sobre a bíblia

Manual do pregador! O melhor treinamento para pregadores do Brasil

Cinco apostilas para melhorar o teatro da sua igreja

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos