terça-feira, 3 de outubro de 2017

O teatro como ferramenta de evangelismo e pregação

Quem nunca foi tocado ou ministrado por uma peça de teatro cristã? Eu não conheço pessoa alguma (pelo menos dentro da igreja). A peça teatral falando de Deus (em prol de Sua vontade e palavra) tem o poder de transmitir visualmente e com impacto estético, a mensagem de Deus.

Parece que as pessoas têm mais facilidade em acatarem a mensagem de Deus, quando ela é passada numa forma artística. Pois, por já ser arte, o teatro já tem a empatia e coração aberto.

No teatro, as emoções são movidas e quando isso se alia à unção do Espírito Santo presente naquela peça teatral, as mentes e espíritos do público são ministradas ao mesmo tempo.
A pessoa que assistiu a peça sai pensando nela. E quando se lembra dela, ri ou se emociona de certas cenas e falas. Comenta com quem também viu.

E está aí um dos maiores pontos importantes do teatro cristão: a identificação com as personagens e com as situações apresentadas. Identificar-se é chamar de seu algo que está em outro ser ou em outra coisa e isso acontece com quem assiste peças cristãs: chama de suas as situações e se abre para ser ministrado, porque já se abriu para aquela obra teatral.

É engraçado como as pessoas ficam mais receptivas à mensagem cristã quando ela vai ser apresentada em forma de arte, neste caso, do teatro. Sabe por quê? Eu suponho que seja pelo fato de saber que se vai degustar de uma arte ou de um entretenimento (que são duas coisas diferentes) e o pensamento se prepara para se emocionar e se interessar. Devemos, também, sempre nos lembrar que Jesus contava parábolas (histórias) para o povo, como uma forma melhor de ilustrar a Sua palavra.


Hoje, o teatro cristão, tem que ser novas parábolas e envolvendo os espectadores em histórias, estes estarão mais prontos a se identificarem, então, a se abrirem para a mensagem de Deus e daí serem tocados no íntimo pelo Espírito Santo. Fazer teatro cristão é uma forma de pregar dentro e fora do ambiente congregacional e um modo de usarmos o tempo, disposição, corpo e os talentos que Ele nos deu.

A importância do teatro cristão é maior do que posso mensurar, quem faz teatro cristão, prega.

O teatro evangélico tem crescido e se aperfeiçoado. Tem se mostrado aplicável a praticamente todos os ministérios, do ensino infantil à evangelização de adultos. Muitos talentos estão surgindo, gente jovem e disposta a fazer um bom trabalho.

Algo que se tem notado há alguns anos é que o teatro evangélico tem crescido muito pelo Brasil. Nunca houve um interesse tão grande dos evangélicos brasileiros em teatro como nos últimos tempos, mais do que nunca, estamos usando este meio para evangelizar, ensinar, edificar e também divertir.


O teatro é sim uma grande arma que deve ser usada a serviço do Senhor. Deus deu a cada um de nós um talento para oferecermos como instrumento de louvor e adoração a Ele. O dom do canto, da dança, do teatro, do desenho, da palavra e não devemos, de forma alguma, guardar esses talentos para nós mesmos. Devemos usá-los de modo que estes sempre deem bons frutos.

O teatro evangélico é aquele que traz Cristo para o palco e consequentemente, para a vida daqueles que assistem. Conhecemos os atributos do teatro que o fazem ser essa arma poderosa de evangelismo. Enfim, é incontestável a importância do teatro na igreja. Eu encerro, agora, dizendo: nunca permita que o teatro seja desprezado por qualquer irmão em Cristo, pois ele é criação do maior artista de todos.

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos