quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Se prepare para grandes conquistas

Josué 5. 13-16. “E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.”.
Se prepare para grandes conquistas

Esta ocasião está marcando uma nova etapa na vida de Josué e esta é a primeira palavra profética de hoje, esta mensagem marcará uma nova etapa em tua vida, será como um divisor de águas. Josué começou a caminhada junto com Moisés lá no Egito, ele viu a coluna de fogo, a coluna de fumaça, o mar vermelho se abrir, a agua brotar da rocha, o maná cair do céu, chover codornizes no deserto, o povo se rebelar, se levantar contra Moisés e até contra Deus. Josué espiou a terra e foi voto vencido na hora de dar um relatório favorável a tomada de posse.

Josué derrotou os Amalequitas e todas as batalhas que tiveram foi apenas para atravessar o deserto e chegar à terra prometida. Josué sempre esteve ao alcance de Moisés e se dedicou a servi-lo em todos os momentos de sua vida. Agora o povo sai do deserto e começa a adentrar àquela que seria finamente sua terra, sua propriedade, seus lares, mas a terra tinha dono e este dono não desistiria dela sem lutar.

Após atravessar o Jordão o povo então acampa próximo a uma cidade fortificada, chamada Jericó!

A cidade de Jericó tinha cerca de 30 km quadrados e era uma cidade-fortaleza, tanto para seus habitantes quanto para os moradores da região agrícola situada em volta da cidade.  Era cercada por muros com aproximadamente nove metros de altura e outros seis de largura, ainda por cima era considerada invencível, por ter a proteção dos deuses cananeus. Capturar Jericó era o ponto principal de toda a estratégia bélica de Josué, pois demonstraria que o Deus de Israel era superior aos deuses cananeus e partindo desse pressuposto a derrota dos cananeus era inevitável.

Mas, depois de Josué conduzir o povo até onde eles acamparam, de fronte Jericó, ele então se afasta sozinho e fica a contemplar as intransponíveis muralhas que cercavam a cidade e seria o principal obstáculo para a conquista da terra. Mil pensamentos devem ter tomado a mente do líder de Israel naquele momento, a aquela altura ele não precisava de soldados, ele não precisava de armamentos, ele não precisava de aliados, ele precisava de uma estratégia para destruir as muralhas e derrotar seu exercito.

Foi ali, imerso em seus pensamentos, que Josué nota que de repente surge um soldado com a espada desembainhada e começa a observá-lo, o líder de Israel vai ao seu encontro e pergunta: “És tu dos nossos ou dos nossos inimigos?” o soldado prontamente o responde: “Nem dos teus, nem dos teus inimigos, eu sou o príncipe do Exército do Senhor”.  Da mesma forma que aconteceu com Josué, acontecerá contigo, é no meio desta luta, é na necessidade desta resposta, é diante desta indecisão que Deus enviará seu anjo para falar contigo, para trazer exatamente a ajuda que você precisa.

Para viver grandes conquistas com a benção de Deus sobre a tua vida, para viver conquistas sem iguais, conquistas que marcarão para sempre tua vida, há quatro coisas que Deus fará para que estejas pronto. A primeira delas é:

01 - Deus mudará o teu nome
Josué nem sempre se chamou Josué, se observamos o que está escrito em Números 13:8 "da tribo de Efraim, Oséias, filho de Num;" vamos nos deparar com o relato que o representante da tribo de Efraim se chama Oseias, e não Josué, esse fator pode e tem causado confusões com pessoas do meio teológico, mas como a bíblia se explica, basta lermos o texto de Números 13.16 para entender o que de fato aconteceu "São esses os nomes dos homens que Moisés enviou em missão de reconhecimento do território. (A Oséias, filho de Num, Moisés deu o nome de Josué.)".

Eu não sei o porquê da mudança do nome do rapaz, que se tornou um dos espiões de Israel em Canaã, grande chefe militar na conquista da Terra Prometida, além de sucessor na liderança de todo o povo de Deus. Talvez a melhor explicação seja que era costume entre os israelitas e povos vizinhos que os nomes fossem dados segundo o seu significado, e não somente por serem bonitos aos ouvidos dos pais. Também com base no significado, era comum nessas culturas bíblicas que os nomes de algumas pessoas fossem mudados de acordo com uma importante função ou destino. Moisés, movido por Deus, renomeou Oseias (Salvação, em hebraico) como Josué (Deus é a Salvação), deixando claro que, dali em diante, aquele homem não lutava mais com as suas próprias forças, mas o seu destino seria guiado pelo próprio Deus.

Mas assim como aconteceu com Josué, acontecerá contigo, não que Deus vá ao cartório mudar teu nome, mas muitos que está lendo este texto terão o nome mudado em algum setor da sua vida, talvez você fosse conhecido pela alcunha de caloteiro, Deus vai mudar esta realidade. Talvez fosse conhecido por traído ou traidor, Deus está mudando isso. Talvez fosse fracassado em tudo, prepare-se para ser bem sucedido. Talvez teu nome nas rodas de conversas fosse “Zé Ninguém”, “derrotado”, “fracassado”, “Sem futuro”, ou seja lá o que for, Deus está tirando este nome hoje e te dando outro que vai marcar tua história!

Talvez Deus mude o teu nome de físico para jurídico, de solteiro para casado, de graduado para mestre ou doutor, mas a mudança será para algo muito maior do que és hoje!

02 - Deus Mudará tua história
Não estou aqui querendo afirmar que Deus mudará a história que se passou, isso Ele não fará, mas escreverá uma nova história daqui pra frente, pois a caneta que escreve o roteiro da tua vida está nas mãos do maior escritor de todos os tempos, um autor que tem o costume de escrever histórias de sucesso e vitórias. Ele não irá apagar o passado, mas em uma página nova escreverá um história diferente daquilo que você viveu até os dias de hoje.

Até os dias atuais as pessoas são muito saudosistas, cheias de ficarem apegadas ao passado, uns dizem governo bom era na época da ditadura, pastor bom era o fulano de tal, professor bom era na época que eu era jovem, no meu tempo as coisas eram melhores, e tantas outras frases que sempre focam que no passado algo ou alguém era melhor do que se tem na atualidade. Com Josué não deve ter sido diferente, “Líder bom era Moisés, ele abriu o mar vermelho!”, Josué estava junto, viu o ar vermelho ser aberto e em partes devia concordar com o comentário, pois Moisés, fora usado por Deus para fazer algo grandioso enquanto ele não.

Mas no capitulo 3 de Josué, Deus fala com ele, “chegou sua hora, se prepare para ver o Jordão se abrir!”, a bíblia na versão NTLH descreve assim o fato: “Era o tempo da colheita, e as águas do rio haviam coberto as margens. Foi nessa ocasião que o povo saiu do acampamento para atravessar o Jordão. Os sacerdotes iam na frente, levando a arca da aliança. Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés dentro da água, ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio até Adã, cidade que fica ao lado de Sartã. Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto.”. Js. 3.14-16.

Se prepare para viver grandes experiências com Deus, Ele irá realizar coisas grandes através da sua vida. Talvez você esteja dizendo nesse momento, “isso não se aplica a mim!”, pois saiba que eu vim aqui através deste texto, como profeta de Deus, para olhar nos teu olhos e dizer: “Levante a cabeça! O negócio é com você mesmo! Deus tem coisas grandes para fazer na, e através da tua vida!”.

03 - Deus falará contigo
Na história de Josué ainda há algo a ser superado. Deus falava com Moisés, ditava regras, leis, instruções, ordens e Josué, assim como povo só ouvia isso dos lábios de Moisés, ou seja, a experiência de falar com Deus, era só com Moisés.

Mas o primeiro capitulo de Josué, já começa com Deus falando com ele após a morte de Moisés. No capitulo três Deus volta a falar com ele e no texto base de hoje Deus está falando com ele novamente. Se prepare para viver este tempo, Deus passará a conversar contigo no particular, sem intermediários, sem atravessadores.

Quero deixar um alerta meu aqui, cuidado com estes “profetas” e “profetizas” que andam por aí falando em nome de Deus, muitos deles nem servem e nem conhecem o Deus que você serve, não se deixe enganar com uns pulinhos, uma sapateado, uma rodadinha, isso também é típico de terreiros de macumba. Não se deixe iludir por uns “Nagashai” ou “decantarébias”, Deus não precisa e nunca precisou desse tipo de gente para falar com alguém. Tudo o que Deus precisa é de alguém puro, simples, fiel e, quem sabe esa pessoa seja exatamente você.

Prepara-se, pois a partir de hoje será normal você entrar nas redes sociais e olhar uma foto ou texto e Deus falar com você através daquilo. Você começar a ler sua bíblia (que ainda é o meio mais infalível de ouvir a voz de Deus) e sentir Deus falando contigo. De sentar na igreja e ouvir Deus através dos louvores, das orações, da pregação e até através da vida daquele irmãozinho que passa para te cumprimentar. Eu não sei de que forma, mas Deus vai falar contigo constantemente.

04 - Deus te dará a estratégia certa.
No começo desta mensagem eu te disse que Josué não precisava de mais soldados, ele não precisava de armamentos, ele não precisava de aliados, ele precisava de uma estratégia para destruir as muralhas e assim adentrar à cidade e derrotar seu exercito.

Entenda o que eu vou te dizer: Seu diploma talvez não resolva o problema que você está passando. Teu médico ou os medicamentos que ele receitou talvez não sarem esta enfermidade. Teu pastor ou seu conselheiro talvez não salvem o teu casamento e a tua família. Teu conhecimento e tuas habilidades talvez não tirem teu filho das drogas, tua filha da prostituição. Teu contador ou administrador talvez não te faça mais escapar da falência. Mas Deus vai te dar a estratégia que vai te tirar deste problema que você está vivendo.

Josué olhava para as muralhas, assim como você olha para seu problema, e elas lhe pareciam intransponíveis, ele deve ter feito todos os planos, derrubar com arietes, com fogo, com um ataque direto, mas nenhuma dessas ideias lhe parecia ser boa, pois o inimigo poderia derrota-los de cima da muralha. O ajo do Senhor lhe dá uma estratégia baseada em obediência, apenas andar em volta da cidade em silencio e gritar no momento certo. Isso parecia impossível, mas a estratégia que Deus lhe dará será assim algo tão simples que você nem vai pensar nela e, embora pareça fadada ao fracasso, será o que determinará a tua vitória.

Conclusão

Enquanto você lia este artigo, esta mensagem, Deus começou o processo, para mudar o teu nome e a tua história, para falar contigo e te dar a estratégia que lhe trará a vitória.

Como Josué fez, faça você também! Obedeça nos mínimos detalhes, pois a vitória já está garantida através da tua atitude e obediência.

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos