quinta-feira, 26 de maio de 2016

Resolvendo erros pendentes do passado. (2 Samuel 21.14)

Enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disto Deus se aplacou com a terra. 

Introdução
A mensagem que Deus coloca no meu coração através desta passagem bíblica talvez frustre a sua expectativa, mas esta é a revelação que Deus me deus a respeito dela para hoje. Sei que você já ouviu esta palavra sendo pregada com outro objetivo e de forma diferente, mas como quem inspira é Deus através do Espírito Santo e creio que esta palavra vai impactar sua vida.

O capitulo 21 do segundo livro de Samuel começa dizendo: “E HOUVE nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas.”. Este texto em si já nos mostra algo que pode colocar de uma vez por todas um fim a esta situação que você está vivendo, observe que a seca tinha um motivo e que Davi ficou sabendo qual era, quando consultou a Deus.

Tadificil? Ta dando errado? Consulte a Deus, Ele tem a resposta para suas duvidas. Aprenda a orar meu irmão e minha irmã, pare com este negócio de orar até achar que Deus ouviu sua voz e ore até ouvir a voz de Deus.

Vamos descobrir com esta mensagem onde erramos em nossa vida e como consertar o erro diante de Deus para que Ele continue nos abençoando.

1 - Quando deixamos Deus fora das nossas decisões permitimos que os problemas entrem em nossa vida; (Josué 9)
O problema que Israel enfrentava na atualidade tinha suas raízes em tempos bem remotos, na época em que o povo ainda estava começando a tomar posse da terá prometida, mais exatamente no episódio descrito no capitulo 9 do livro de Josué.

No capítulo 34, versículo 14 de Exodo, Deus já havia ordenado o seguinte “Não façais, portanto, aliança com os moradores da terra.”, não era um pedido, era uma ordem do Todo Poderoso que acabou sendo esquecida exatamente por quem disse um dos versículos mais conhecidos da bíblia. “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite.” Josué 1.8.
Se Deus te disse, não vá, estão obedeça e fique onde você está! Se Deus te disse espere, então espere! Se Deus te disse não se mude deste emprego ou desta cidade, não se mude! É Nisso que ele quer e vai te abençoar!

Leia ai na sua bíblia o capitulo 9 de Josué, você verá que foi com bajulação que eles chegaram até Josué e os enganaram com elogios e mentiras. Quantos casamentos têm acabou nos nossos dias por causa de elogios. Quantas pessoas tem se corrompido por causa de um elogio!!! E foi assim com Josué, foi elogiando eles que os giobeonitas conseguiram não só os enganar, não só que eles firmassem uma aliança entre os dois povos, mas que desrespeitasse a aliança feita com Deus e pecassem contra Ele.

O interessante é que no versículo 24 do capitulo 9 de Josué, os gibeonitas dizem algo interessante pra ele, eu se contextualizarmos seria “Você não lê bíblia não Josué? Lá em Exodo 34.14 Deus mandou que vocês não fizessem Aliança com ninguém, ao contrario, matassem e expulsassem todos os povos.”, aplicando em nossa vida posso afirmar que se tivermos o costume de ler a bíblia e consultar a Deus, vamos evitar a grande maioria dos problemas que enfrentamos.

Quando esquecemos nosso combinado com Deus permitimos que os problemas cresçam;
A bíblia não traz um relato explicado sobre este fato, apenas diz no versículo 1 do nosso texto base que Saul matou os gibeonitas, a mesma afirmação é repetida nos versículos 2 e 5, mas como, porque e onde a bíblia não relata exatamente. Mas deixa claro que Deus estava decepcionado com seu ungido que, ao tentar exterminar os gibeonitas, estava mais uma vez infringindo seus concertos e alianças. A simples atitude de Saul em perseguir os gibeonitas era um pecado contra a autoridade de Deus.

O cristão precisa estar em continuo contato com a palavra de Deus e isso é feito através da bíblia, tire quinze, vinte minutos, meia hora, uma hora, sei lá quanto tempo, mas tire um tempo por dia para se dedicar a leitura da palavra de Deus. Quando conhecemos o que Ele nos promete em sua palavra, quando sabemos também o que precisamos fazer para alcançar as promessas, a caminhada se torna muito mais fácil e é muito mais cômodo andar nos retos caminhos do Senhor.

O salmo primeiro chama de bem aventurado, abençoado, feliz, aquele que é leitor assíduo da palavra de Deus, pois o aprendizado com esta leitura o livra de cometer alguns erros, veja o que diz os versículos 1 e 2: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Mas para você que já errou deixando Deus fora de suas decisões ou então esqueceu seus combinado com Ele, eu tenho uma boa noticia pra você. Basta decidir obedecê-lo que ele libera as bênçãos em sua vida.

Quando decidimos obedecer Deus libera as bênçãos em nossa vida;
O que eu acho interessante neste texto é que surgiu um problema que estava assolando Israel, uma fome que já durava três anos estava tirando a tranqüilidade e o sono do rei. O curioso de observar é que nesta época Davi gozava de prestígio entre os inimigos e os países vizinhos e se ele quisesse tomar emprestado, se quisesse invadir um pais vizinho inimigo e ficar com os despojos da guerra, enfim, havia várias possibilidades para resolver o problema, só que Davi vai direto na raiz da questão, ele vai buscar em Deus a saída para o grande mal que assolava seu povo. Dá até impressão que foi aqui que Davi escreveu o salmo 120. “Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu.”.

Nesse ponto eu sei que Deus já está falando contigo, querido irmão ou irmã, pare de querer dar um jeitinho brasileiro para os problemas que você enfrenta, aprenda a viver na dependência de Deus, antes de procurar o amigo para tomar emprestado, antes de usar o limite do cartão de crédito, antes de fazer um empréstimo consignado, antes de vender um bem, fale com Deus e espere a resposta dele. Antes de qualquer coisa, fique sabendo que a maioria dos problemas que enfrentamos tem uma raiz no espiritual, em algum momento você deixou a desejar com o Senhor Deus dos Exércitos.

Davi estava disposto a pagar o preço, Davi estava disposto fazer um conserto com Deus, Davi estava disposto a resolver a situação e assim o fez. O que me chama atenção é o fato de Rispa, mãe de dois dos rapazes enforcado, ter ficado cuidando zelosamente dos corpos em decomposição, pendurados na forca. Noite e dia ela estava acampada cuidando dos mortos para não serem atacados por animais ou pássaros selvagens.

Conclusão
Queridos, a atitude de Rispa um dia chama a atenção do reio e o faz lembrar que enquanto aquela mulher zelava dos restos mortais de seus filhos e dos demais enforcados, ele como autoridade máxima da nação havia se esquecido de dar um enterro digno ao rei que lhe antecedera e sua família. Davi então busca os ossos de Saul, de Jonatas seu filho e dos enforcados e os enterrou dignamente, então a bíblia descreve da seguinte forma a atitude de Deus: “e depois disto Deus se aplacou com a terra.”.

Talvez existam algumas coisas, “alguns mortos desenterrados”, na sua vida que precisam ser enterrados para que Deus entre com providencia e mude o rumo da sua história. Esqueça seu passado, enterre o seu passado, sepulte o que te separa do teu Deus e o milagre chagará a tua vida. Busque a presença de Deus, se aconselhe com Ele, cumpra os combinados com Ele e Ele te dará a vitória.

Na paz do Mestre,
Pb. Cido Silva

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos