sábado, 11 de junho de 2016

Cerimonial para casamento Evangélico

Como fui radialista muitos anos, sempre sou convidado para fazer o cerimonial de casamentos na minha igreja, por experiência própria sei que é muito difícil encontrar na internet, em sites ou blogs algo que possa ser usado sem antes ter que suar muito para completa-lo. Reuni algum material e desenvolvi um cerimonial e roteiro e sempre que o utilizo vou aperfeiçoando, acrescentando e cortando, algumas coisas.  Hoje resolvi posta-o para facilitar a vida dos irmãos que estão passando por esta situação e postar aqui um cerimonial para casamentos evangélicos que uso..

Cerimonial de casamento evangélico - Cido Silva

Introdução

Senhoras e senhores, boa noite, que a paz do senhor, seja convosco. As famílias de (Nome do noivo) e (Nome da noiva), agradecem a sua presença neste momento tão importante na vida destes dois jovens. Sejam todos bem vindos!

É com muita alegria que estamos reunidos para celebrar a união de (Nome do noivo) e (Nome da noiva), eles passaram por tribulações e percas, enfrentando obstáculos e superando desafios, mas sempre um ao lado do outro apoiando e cuidando, amando e respeitando, por isso hoje o casal confirma sua escolha consciente de se tornarem marido e mulher, e assim iniciarem uma nova família no amor e na confiança, e quando Deus fez o homem e a mulher, fez para que um moldasse o outro e fizesse brilhar o melhor em cada um deles, e que o casamento fosse um relacionamento de amor verdadeiro, no qual os dois possam trabalhar juntos em harmonia. Quando (Nome do noivo) e (Nome da noiva) se conheceram, não disseram que estavam apaixonados, mas que estavam determinados a se amar, a fazer um ao outro feliz. Hoje, buscando essa realização plena, eles oficializam essa união, pedindo as bênçãos de Deus para se amarem até o fim de seus dias.

De pé vamos acolher neste momento o pastor (Nome do Pastor) que irá celebrar o casamento e sua esposa (Nome da esposa do pastor).
Musica entrada do pastor

Entrada da bíblia

Jesus disse “Passará céus e terras, mas minhas palavras não passarão”. A palavra de Deus mostra o grande amor que ele sempre teve para com o ser humano e de modo especial para aqueles que se propõem a viver juntos mediante compromisso matrimonial.

A bíblia! Às vezes, também a chamamos de palavra de Deus, Sagradas Escrituras ou tão somente Escrituras e tratam de diversos assuntos: na bíblia encontramos orações, rituais, história, sabedoria, exortações e até mesmo poesia, tudo em grande harmonia, já que é inspirada por Deus, relacionando o homem com o único e verdadeiro Deus, e vice-versa. A Bíblia comunica a voz de Deus a nós, por isso, ela é o nosso padrão para a vida. Ela transforma as nossas vidas, torna pessoas fracas em fortes, débeis na fé em decididos.

Ela nos torna perfeitos (capazes, eficientes, completos) e nos capacita com habilidades para realizarmos a nossa missão neste mundo. E para os casais, a bíblia é e sempre será o ponto de partida para uma bem sucedida caminhada cristã, em comunhão mutua e com Deus.
Musica Entrada da Bíblia

Entrada do NOIVO

É com muita alegria que estamos aqui reunidos, neste momento muito importante nas vidas de (Nome da noiva) e (Nome do noivo). Aqui, diante de suas famílias, de sua igreja e de todos os presentes, eles darão um sim ao projeto do SENHOR através do matrimônio e por ele formarão um só como diz a bíblia." Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,  E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.." Marcos 10: 7-8. Vamos receber agora jovem, (Nome do noivo) que vem para na noite de hoje, imprimir no papel, segundo rege nossas leis, aquilo que o amor já gravou em seu coração:
Musica Entrada do Noivo

Entrada dos padrinhos

Um amigo fiel é uma poderosa proteção, quem tem um amigo tem um verdadeiro tesouro.  A festa do amor supõe apoio, mãos dadas, amigos, padrinhos. Pessoas que serão testemunhas, conselheiros e abençoadores desta união.

O poeta já havia dito... “Amigos são testemunhas vivas de nossas vidas”. São fragmentos de nossa história, são Anjos enviados por Deus para dividirem conosco cada momento de nossas vidas. Por isso aqui vão algumas das obrigações dos padrinhos: aconselhar, visitar, abençoar, orar, ajudar, acompanhar, incentivar e acima de tudo Amar.

Vamos receber agora estes amigos, que hoje se tornam padrinhos.
Musica entrada dos padrinhos

Entrada dos pais

O amor se fundamenta, cresce e se realiza na família. Foi assim que (Pai e mãe da noiva) foram abençoados e Deus através deles deu a vida a sua filha (Nome da noiva), assim como (Pai e mãe do noivo) receberam um presente de Deus, seu filho (Nome do noivo) e juntos com seus irmãos formaram duas lindas famílias que hoje se reúnem aqui para celebrar esta união.

E quando preparávamos este cerimonial, para uma data tão especial na vida destes dois jovens, eles deixaram este recado pra vocês:

Tantas coisas queríamos ter dito, mas os dias passaram e o tempo nunca sobrou, nem sequer tivemos a coragem de dizer o quanto vocês são especiais em nossa vida e em nosso dia-a-dia.

Vocês sempre estiveram ao nosso lado, tanto nos momentos tristes quanto nos momentos alegres olhando e cuidando. E nesse dia tão importante para nós gostaríamos de tê-los ao nosso lado, porque palavra nenhuma seria suficiente para dizer o quanto amamos vocês e o quanto agradecemos por serem como anjos em nossa vida.

Neste momento vamos receber os pais da jovem (Nome da noiva) o senhor (Nome do pai e mãe da noiva).
Musica entrada dos Pais

Recebamos também o senhor (Nome do pai e mãe do Noivo), pais do jovem (Nome do noivo).
Musica entrada dos Pais

Entrada das alianças
Os antigos egípcios, em 2.800 a.C., foram os pioneiros de um dos maiores símbolos do compromisso atual.  Reza a lenda que o acessório circular – e portanto sem ponta, sem fim – foi a maneira encontrada pelos apaixonados egípcios para simbolizar o amor infinito e que deveria ser carregado para a vida toda. As  alianças tinham um significado sobrenatural, pois se acreditava que uniam o casal com amor eterno.

Na história dos povos, uma aliança significa anunciar oficialmente convênios entre nações que buscam objetivos comuns. Nesse caso, a aliança reflete um empenho firmado entre dois ou mais estados que venha ao encontro de seus interesses. É com esse mesmo significado que o uso do anel representa muito mais do que um simples recado para as pessoas ou para a sociedade. Significa um compromisso voluntário, consciente e responsável estabelecido entre duas pessoas que se amam e resolvem dividir e unir, por mais contraditório que pareça, as suas vidas.

Quando duas pessoas se amam elas não se submetem nem dominam, apenas se completam. Vamos neste momento acolher esta jóia, que será símbolo do compromisso e fidelidade entre (Nome do noivo) e (Nome da noiva).
Musica Entrada das Alianças

Entrada da Noiva

Hoje o sonho do amor se realiza de forma concreta através da união.

"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos e não tivesse o amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse AMOR, nada seria." 1Cor 13:1-2

Disse mais o Senhor Deus: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18.

Para que essa linda união se concretize com bênçãos de Deus, neste momento com todos de pé, a noiva (Nome da noiva) em plena felicidade com Deus, em família e amor entrará neste ambiente acompanhada de seu pai, o senhor (Pai da noiva), ao encontro de seu grande Amor.

Musica Entrada da plaquinha "Lá vem a noiva"

Musica Entrada da Noiva

Celebração do casamento

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos