quinta-feira, 9 de junho de 2016

Deus Lembra-se de Seus Filhos

Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. (Salmos 98.3)
Deus Lembra-se de Seus Filhos - Cido Silva

Introdução

Em toda a Palavra de Deus há promessas feitas a seu povo. E Deus não se esquece dessas promessas ele vela sobre sua palavra para à cumprir.

No texto base dessa mensagem diz: "Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel..." A palavra lembrou-se neste contexto, de acordo com original do Antigo testamento que é o hebraico, refere-se a Deus das suas promessas, do seu concerto(aliança, pacto), e é seguido por uma ação para cumprir o concerto, ou seja o pacto feito a seu povo; resumindo, quando a palavra diz: lembrou-se Deus, ela está dizendo  que Deus entrou em ação e cumpriu sua promessa feita a seu povo. Há vários textos na Palavra de Deus falando a esse respeito, ou seja, da lembrança de Deus acerca de sua promessas a seus filhos; falarei de alguns exemplos:

Lembrou-se Deus de Noé e o salvou; em Gênesis 8.1, diz:" Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais domésticos que com ele estavam na arca; Deus fez soprar um vento sobre a terra, e baixaram as águas." Antes de Deus mandar o Dilúvio sobre a terra, Deus fez um pacto, ou seja, uma promessa a Noé, Deus disse que o salvaria, assim como, a sua família e uma partes dos animais; quando caiu o Dilúvio Deus salvou Noé, sua família e os animais através da arca. Passado cento e cinquenta dias, as águas ainda predominavam sobre a terra e Noé, sua família e os animais ainda continuavam dentro da arca, com o tempo as provisões iriam acabar e Noé, sua família e os animais precisariam sair da arca, então, lembrou-se Deus de sua promessa e fez com que parasse de chover sobre a terra, e quando a terra estava seca e dando novamente o seu fruto, Deus abriu a porta da arca e saíram Noé, sua família e os animais da arca sãos e salvos.

Um outro exemplo foi o de Abraão. Lembrou-se Deus de Abraão, e ouviu sua oração; em Gênesis 19.29, diz: " Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitava." Quando os anjos do Senhor apareceram a Abraão para dar a notícia de que Sara, sua esposa, teria um filho, também disseram que Deus iria destruir a fogo as cidades de Sodoma e Gomorra.  Ló, sobrinho de Abraão habitava numa dessas cidades com sua família. Então, Abraão começou a interceder pelas cidades, mas, não havia nas cidades a quantidade de justos que  Abraão perguntou a Deus, Abraão perguntou: " Se houver nas cidades cinquenta justo o Senhor às destruirás? E Deus respondeu: por amor aos cinquenta justos não às destruirei." Abraão, foi perguntando até chegar em dez; a Bíblia não fala, mas com certeza Abraão pediu pelo seu sobrinho e sua família, e antes de destruir Sodoma os anjos tiraram Ló e suas filhas da cidade, a mulher de Ló virou uma estátua de sal porque desobedeceu as ordens de Deus.

Um outro exemplo foi o de Raquel. Em Gênesis 30,22, diz:" Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda." Raquel era esposa de Jacó, aquela pela qual ele trabalhou por quatorze anos para se casar com ela. Raquel era estéril, sua irmã Lia, que foi colocada no lugar dela no dia em que Jacó pensou que iria se casar com ela, pois era a mais velha, teve muitos filhos e Raquel a esposa amada não gerava; cada vez que sua irmã Lia tinha um filho, mais desgraçada ela se sentia a ponto de dizer para seu esposo:" Dá-me filhos, se não morro!" A Bíblia não faz menção de suas orações, como faz da oração de Ana, mas, com certeza Raquel às fazia, e Deus lembrou-se dela e lhe abriu a madre, e Raquel teve o seu primeiro filho que recebeu o nome de José, aquele que foi vendido por seus irmãos, que de escravo virou governador do Egito.

Deus lembra-se de suas promessas. Em II Coríntios 1.20, diz: "Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; por quantos também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio." Quando Deus promete ele cumpre, e esse cumprimento é para que a própria pessoa e os outros vejam a glória de Deus através das graças recebidas.   

Há na Bíblia vários exemplos de pessoas que pediram para que Deus se lembra-se delas. Um desses personagens foi Neemias, Neemias orou ao Pai dizendo: " Por isso, meu Deus, lembra-te de mim e não apague as beneficências que eu fiz à casa de meu Deus e para o seu serviço" (Neemias 13.14). Neemias quando soube que Jerusalém estava destruída, seus muros derrubados e suas portas queimadas a fogo, e os que sobraram do exílio estavam em grande miséria ele chorou muitíssimo; e foi até lá e restaurou a cidade reconstruindo os muros. O povo começou a voltar, os cultos a Deus foram restabelecidos... enfim, Neemias colocou tudo em ordem, e enquanto fazia isso ele orava a Deus pedindo que Deus se lembrasse dele e de tudo o que tinha feito.

Um outro exemplo foi o do ladrão da cruz, ele disse para Jesus: " Lembra-te de mim quando entrares no teu reino". E Jesus respondeu: " Hoje mesmo estarás comigo no paraíso"(Lc 23.42,43).  Esse ladrão reconheceu que precisava de Jesus como o seu Salvador e Jesus o salvou; Jesus lembrou-se de sua promessa, quando disse: " Aquele que vier a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora." e Ele cumpriu essa promessa na vida daquele ladrão.

Há na Palavra de Deus promessas para aqueles que amam a Deus, que o obedecem, que são fiéis a Ele, que clamam a Ele com fé, com humildade e Ele cumpre essas promessas. O nosso Deus diz: "...Eu velo sobre minha palavra para a cumprir." Jesus diz: "Pode passar os céus e a terra, mas, as minhas palavras não hão de passar."

Você tem esperado a resposta de Deus? Você tem pedido que Ele se lembre de você? Pode ter certeza meu querido que no tempo certo Deus irá cumprir suas promessas em tua vida, e você verá a glória de Deus manifestada através de você, e não só você à verá, mas, também todos que te conhecem à verão. Tão somente, creia na fidelidade de Deus, pois Ele se lembra de seus filhos.

Que Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus!

Fonte: Sandra Moura

Manual do Pregador

7 Passos Pregação Evangélica

Guia do pregador Iniciante

Teatro Evangélico KIT

CRISE, um passo para o seu crescimento espiritual

Vídeo aulas de suporte teatral

Seguidores

Mais lidos