domingo, 4 de março de 2018

Primeira Reis ou primeiro livro de Reis???

Na verdade, na verdade, tanto o Velho quanto o Novo Testamento foram escritos ininterruptamente, sem capítulos nem versículos. Estes foram acrescentados bem mais tarde, para melhor localização dos textos por parte dos leitores.

Talvez você seja o tipo de pessoa que lê a bíblia, que tem muita vontade de entender melhor as escrituras, mas ao ler algum artigo na internet ou assistir uma mensagem em um DVD ou ouvir o pregador na igreja percebe que há muitos detalhes que você ainda não tinha percebido ou entendido, o presbítero André Sanches preparou um material excelente pensando em pessoas como você, clique aqui para conhecer este material que vai mudar sua vida espiritual e a compreensão das escrituras sagradas.  

Mas como lidar com a pronúncia destas divisórias contidas na Bíblia, do jeito que a conhecemos? Simples!

1) No Velho Testamento não há epístolas (cartas), apenas livros. Portanto, a pronúncia de todos os livros que possuem continuação é sempre, vamos dizer, no masculino, ex.: “Primeiro” Livro de Samuel; “Segundo” Livro de Samuel; “Primeiro” Livro dos Reis; “Segundo” Livro dos Reis; “Primeiro” Livro das Crônicas; “Segundo” Livro das Crônicas. E não “Primeira” à Reis, “Segunda” à Reis, como estamos acostumados a escutar.


2) No Novo Testamento não possuímos livros com continuação, e sim cartas. Portanto, vamos dizer, a pronúncia é sempre no feminino: “Primeira” Carta aos Coríntios; “Segunda” Carta aos Coríntios; “Primeira” Carta aos Tessalonicenses; “Segunda” Carta aos Tessalonicenses, etc. Assim é em todas as epístolas (cartas) paulinas (escritas por Paulo à uma igreja/pessoa específica).

3) Já as cartas de Pedro e João pronunciam-se assim: “Primeira” Carta “de” Pedro”; “Primeira” Carta “de” João, e não “Primeira à Pedro”, “Primeira à João”... Pois não foram escritas para eles, e sim por eles.

4) Todos os livros da Bíblia estão divididos em Capítulos (números maiores) e Versículos (números menores), exceto o Livro de Salmos, que por se tratar de um hinário, divide-se em Números (numeral maior) e Versos (numerais menores). Então se diz: Salmo de Número 91, verso 10, por exemplo.

Sabia que existem muitas coisas que fomos ensinados errado, por um erro de tradução, por um erro de interpretação ou mesmo porque a pessoa que liderava a igreja não tinha conhecimento suficiente para ensinar. Por este motivo existem tantas coisas sendo ensinas nas igrejas que nem existem na bíblia. Gostaria de conhecer algumas? Clique aqui para conhecer este manual que contém mais de 250 Perguntas Bíblicas respondidas de forma simples e descomplicada, a fim de ajudar todos aqueles que amam estudar a Palavra de Deus a extrair dela as principais respostas que ela tem a nos dar.

Seguidores

Mais lidos